segunda-feira, 16 de dezembro de 2019






HISTÓRIA Nº.56



O tempo não está a ajudar…



Mais um inverno que se antecipou ao calendário. Uma frente fria vinda sabe-se lá donde, trouxe consigo densos nevoeiros, chuvas copiosas, queda acentuada da temperatura, ventos fortes, agitações marítimas, inundações. Enfim, calamidades...


Será das alterações climáticas cujas razões têm vindo a preocupar a humanidade e a promover tantas manifestações, passeatas, reuniões e mais reuniões, com vista a levar os homens do poder à implementação de medidas salvadoras do planeta? O Alemão, que sabe muito pouco sobre o assunto, limita-se a constatar: de facto, o tempo não está a ajudar…


Este Dezembro frio e chuvoso lembra ao Alemão os Invernos por que passou. E já foram muitos. A dureza de alguns deles sentiu-a mais na infância e na adolescência, ao longo da segunda metade do século passado. Junto aos amigos de então, companheiros de pobreza e de alguma miséria. Mas sempre solidários, até no pouco que dividiam generosamente. Pouca roupa, sapato furado, pão duro, ausência de aquecimento nas pobres casas que habitavam, onde tantas vezes chovia mais dentro do que na rua, escola e trabalho longe do local onde habitavam e cujo percurso faziam sempre a pé… Que sofrimento! Mas a vida não parou, foi-se cumprindo, apesar de tudo, com mais ou menos ânimo, com mais ou menos alegria, sobretudo com determinação. E sem queixas…


Até hoje, todos os Invernos passaram. E os que vierem passarão, também. Quem viver o comprovará. Embora preocupado com as alterações climáticas, que não desvaloriza, o Alemão sofre mais, perdoem-lhe, com a desumanização, o egoísmo, a hipocrisia e seus inerentes interesses, que têm vindo a destruir no mundo o que nele mais deveria ser preservado: o amor.


Quantas alterações no mundo!...





2 comentários:

  1. Foram tempos maus Amigo,mas mais felizes e com muito mais Amor nos Corações das Pessoas... Um Forte Abraço Amigo Alemão.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com tuas palavras meu amigo, de todos os males o pior é a falta de amor 😢

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.